Sobre mim:
Seja muito bem-vindo ao meu espaço!
Meu nome é Viviane Arêas, psicóloga clínica que, há mais de 13 anos, dedica-se aos cuidados em saúde mental e ao autoconhecimento. Minha jornada é marcada por um profundo compromisso com o cuidado humano e uma escuta atenta, qualificada e com a ética clínica.
Minha formação acadêmica é sólida e contínua: sou graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também obtive meu mestrado em Psicologia Clínica. Além disso, aprofundei meus conhecimentos como especialista em Saúde Mental pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Ao longo da minha trajetória profissional, tive a oportunidade de atuar em contextos desafiadores e de grande impacto. Estive na linha de frente durante a pandemia de COVID-19 em dois hospitais gerais de grande porte, oferecendo suporte emocional essencial a pacientes internados e seus familiares em momentos de extrema vulnerabilidade. Minha experiência também inclui cinco anos como psicóloga da Marinha do Brasil, onde desenvolvi uma capacidade ímpar de lidar com diversas demandas, perfis e manejo de conflitos. Atualmente, sou servidora federal no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), onde atuo como psicóloga clínica.
O conhecimento e a experiência que venho acumulando ao longo dos anos funciona como uma espécie de "caixa de ferramentas" que conduz a minha escuta e auxilia meus pacientes nos desafios de suas jornadas. Entretanto, compreendo que cada ser humano é um universo particular, que se desvenda a cada encontro, a cada sessão. Acessar esse universo é um acontecimento que só é possível quando estabelecemos uma conexão terapêutica. Neste sentido, acredito em uma escuta clínica profundamente acolhedora, onde você se sente compreendido e seguro para explorar suas questões mais íntimas. Ao mesmo tempo, preciso ser assertiva na condução do processo terapêutico, a fim de que tenhamos clareza e objetividade dentro do seu processo terapêutico.
Entendo a terapia como um processo de travessia: em dado momento, chegamos a um ponto de nossa vida em que nossas estratégias de sobrevivência não funcionam mais. E isso se manifesta de diversas formas: no Burnout, em um luto que não passa, na atenção que não é mais a mesma ou na angústia que consome nosso peito. Nesse momento a vida nos convoca a atravessar, seja um mar revolto ou um perigoso rio desconhecido, rumo ao novo. O medo surge mas nós não precisamos fazer essa travessia sozinhos. A terapia pode funcionar como a companhia que permite essa travessia segura.
Seja bem-vindo a um espaço de cuidado, reflexão e transformação. Estou aqui para atravessarmos juntos.
2.000+
pacientes atendidos nos últimos anos
